Boa tarde pessoal,
No dia 26/11/2015 (quinta-feira) aconteceu a avaliação do curso pelo Ministério da Educação (MEC) no auditório João Ernesto Castro (EPS).A intenção desta reunião foi de consultar a graduação sobre a visão que temos do curso como um todo e dar um parecer geral da graduação sobre o assunto.
Com quase 40min de atraso, os avaliadores chegaram ao local marcado e, após algumas falas, a reunião teve início.
Os graduandos comentaram o distanciamento com os professores, que, muitas vezes, agem de maneira autoritária ou não ouvem determinadas críticas construtivas.
Outro ponto ressaltado foi o grande leque de optativas que o curso, na teoria, oferece a seus graduandos contrastando, na prática, com o baixo número de optativas realmente disponibilizadas semestralmente.
O último assunto disse respeito à acessibilidade do departamento. Abordou-se o assunto do elevador que não possuímos e a abertura da parede que nos conecta ao prédio do INE, que só aconteceu mês passado, e como essa situação causa grande transtorno aos alunos com qualquer dificuldade de locomoção.
Ao final da reunião, um dos representantes do CALESA no colegiado do departamento questionou os Avaliadores do MEC sobre os próximos passos. A resposta foi que, dentro de alguns dias, após uma relatoria do que foi visto ser submetida ao Ministério da Educação, este relatório retornaria à Coordenação do Curso e seria lido em reunião do Colegiado do Departamento. É importante lembrar que a graduação tem três cadeiras nesta reunião, duas preenchidas por membros do Centro Acadêmico e uma delas cedida pelo CALESA à EJESAM.
Como a relatoria final será lida na presença de graduandos, assim que a resposta chegar divulgaremos a avaliação final à graduação.