Florianópolis passa por um surto de caxumba desde março desse ano e a doença está se espalhando principalmente nos estudantes universitários, incluindo graduandos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental. Mas o que é Caxumba? Como se prevenir dessa doença?
A caxumba é uma inflamação aguda nas glândulas salivares causada por vírus. Os sintomas são dor, inchaço no pescoço, logo abaixo do maxilar, febre e fraqueza. A transmissão ocorre através do contato direto ou por gotículas de saliva das pessoas infectadas. O período de incubação vai de duas a três semanas após o contato com um contaminado. Por isso é essencial que os infectados repousem em casa e não frequentem locais públicos até completar o período de recuperação.
A prevenção ocorre através da vacina tríplice viral, aquela que você precisa tomar uma nova dose após os 15 anos de idade. Em caso de dúvida leve seu cartão de vacinação a um centro de saúde mais próximo. Lavar bem as mãos e manter ambientes arejados são medidas essenciais que devem ser adotadas sempre. Porém estão ocorrendo casos de pessoas vacinadas ou de pessoas que já contraíram a doença no passado que se infectaram, e isso acontece quando há mutação do vírus.
A doença não tem um tratamento específico, por isso recomenda-se repouso total para os doentes, pois em alguns casos a doença causa inchaço e dor nos testículos (orquite) ou nos ovários (ooforite) podendo causar a esterilidade. O repouso é essencial!
Fontes: https://www.bio.fiocruz.br/…/caxumba-sintomas-transmissao-e…
http://dc.clicrbs.com.br/…/surto-de-caxumba-preocupa-popula…